13 de abril de 2014

Falta menos de um mês para a data limite para alistamento e transferência eleitoral

Ilustração
O prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral e para solicitar a transferência para uma seção de fácil acesso acaba em vinte e quatro dias. Até o dia sete de maio, todos aqueles que precisarem desses serviços devem se apressar e se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de suas residências.

Esse é o prazo também para que aqueles que tiveram o título cancelado possam resolver a situação e votar no pleito de outubro. Em caso de dúvida se precisa comparecer ou não, basta o eleitor ligar para o Disque-Eleitor (148).

Para os Sebastianenses que precisarem dos serviços, a orientação é procurar o Cartório Eleitoral situado no Fórum Dr Alcebiades Dias Laranjeira em Palmas de Monte Alto das 08:00 às 14:00 horas.

Os brasileiros que já tenham 16 anos, ou que irão completá-los até a data do primeiro turno (5 de outubro), podem se alistar como eleitores. Aqueles que já completaram 18 anos devem procurar um cartório eleitoral e tirar o título de eleitor. Para isso, os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.

Para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve ficar atento e resolver sua situação, caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral.

Consequências

Aqueles que ficarem em débito com a Justiça Eleitoral, ou seja, os que devem se alistar e não o fizerem ou os que estiverem com o título cancelado ou suspenso e não regularizarem a situação até sete de maio, sofrem algumas consequências práticas, além da perda do direito de exercer a cidadania. De acordo com o Código Eleitoral, “sem a prova de que votou na última eleição, pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente”, a pessoa não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso público, obter passaporte, CPF ou renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.

Serviço 175ª Zona Eleitoral
Horários de atendimento do cartório eleitoral, de segunda a sexta-feira:

de 8h às 14h

Forum Dr Alcebiades Dias Laranjeira, S/N – Centro
Palmas de Monte Alto - BA
Informações pelo telefone – (77) 3662-2206

Você também pode utilizar o Pré-atendimento eleitoral, clicando aqui

Você também pode consultar sua situação eleitoral, clicando aqui





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.