25 de março de 2013

Cinquentenário de Sebastião Laranjeiras: Bodas ou jubileu?



Ao aproximar-se a data festiva do quinquagésimo aniversário de nosso município começa a aflorar o sentimento de civismo em nossos munícipes.

E muitos querem externar esse sentimento e fazer sua homenagem ao lugar que tanto estima querendo uma comemoração com uma festividade, afinal não se comemora 50 anos todo dia.
E o que vemos são muitas pessoas falar e até escrever que Sebastião Laranjeiras está comemorando suas Bodas de Ouro.
Mas e aí? Sebastião Laranjeiras está comemorando suas Bodas de Ouro?
A resposta é não.
Bodas é o nome da celebração das festas de casamento, sejam elas no civil ou religioso. As bodas são comemoradas todos os anos, e a cada ano ela recebe um significado e uma denominação diferente.
O termo bodas é oriundo do latim, e significa promessa. Bodas foi escolhido, pois refere-se aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.
A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos que ficam entre os 25 e os 50, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, do mais frágil ao mais fraco.
Agora e você sabe o que é um jubileu?
Do Latim JUBILAEUS, do Grego IABELAIOS, do Hebraico YOBHEL, “jubileu”, originalmente “chifre de carneiro”.
Um ano jubilar era, na religião judaica, a ocasião em que eram libertados os escravos e devolvidas as terras compradas; ocorria a cada 50 anos e era anunciado pelas cornetas.
A associação geral com “época de regozijo” se deu por associação com o verbo JUBILARE, “gritar com alegria”.
Ou seja, o ano jubilar era comemorado há centenas de anos e havia o perdão das dívidas, libertação dos escravos e descanso para a terra pois não se podia plantar nesse ano.
A Igreja Católica também adotou o jubileu como Indulgência plenária concedida pelo papa (em épocas fixas, e sob certas condições). 
E ficou o termo Jubileu então marcado para comemorações especiais, aniversários solenes e principalmente o quinquagésimo aniversário.
E Viva Sebastião Laranjeiras!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.