15 de maio de 2010

Conheça Sebastião Laranjeiras: Fazenda Jatobá



A Fazenda Jatobá tem esse nome devido a um engenho de cana que existia no local. O engenho de madeira de Jatobá ficava perto de uma árvore da espécie Hymenaea stilbocarpa Hayne(jatobá)  e as pessoas diziam: Lá no engenho no Jatobá...e logo o lugar ficou conhecido assim.
Está situado ao lado do Curral Velho e fica perto da divisa com o estado de Minas Gerais bastando para isso apenas atravessar o Rio Verde Pequeno e chegará até a Capivara de baixo, no estado vizinho. 
A localidade conta com uma escola em situação precária (telhas quebradas e soltas e um degrau muito grande onde um adulto tem dificuldade de acessar a entrada da escola).  A água é guardada em cisternas construídas pela ONG ASA (Articulação do Semi-Árido) e também há distribuição de água por caminhões Pipa do exercito.
Na área da saúde, Jatobá tem Agente Comunitária de Saúde mas o posto de saúde mais próximo em caso de urgência somente indo até o Buqueirão, no PSF do Núcleo III ou mesmo indo para Minas Gerais. O mesmo acontece caso se necessite de fazer um telefonema. O telefone público mais próximo se encontra em outro povoado, a Lagoa do Buqueirão. Todos sobrevivem da pecuária ou da agricultura e já começa a luta contra a seca que começa a secar o capim e a paisagem começa a ganhar um aspecto mais desbotado causado pela falta da chuva. Apesar disso, os moradores mais antigos têm a opinião que muita coisa melhorou pois, há muitos anos atrás, o transporte era somente a cavalo, não existia nem bicicleta. Hoje em dia há carros e motos. 
A população da Fazenda Jatobá é uma brava sobrevivente que acredita sempre que amanhã será melhor e luta diariamente para isso e acima de tudo, ostenta amor incondicional à Sebastião Laranjeiras.


Porta de entrada da escola da Fazenda Jatobá

Fazenda Jatobá (Estrada para a Fazenda Curral Velho)

Pé de Aroeira muito antigo, segundo moradores


Visão de quem está na Escola da Fazenda Jatobá

Escola Municipal da Fazenda Jatobá

Telhado da Escola da Fazenda Jatobá

Percebe-se nesta foto as telhas deslocadas

Degrau para entrada na escola, muito alto até para um adulto.

Cisterna, meio pelo qual os moradores acumulam água potável. É aproveitado água da chuva ou do carro pipa do exército.

Ao atravessar o rio (que está seco, essa água é de chuva) você está em Minas Gerais.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.