13 de março de 2010

Crônica: As aventuras do Batista (Literatura de cordel)


Do Livro 
As aventuras do Batista 
de Gildázio Vieira Santos


Eu vou contar a vocês
O que se passou no Sertão
Pois o nosso amigo Batista
Nasceu naquele rincão
Antonio Batista de Souza
Um bom amigo, um irmão


A aventura do Batista 
com a onça pintada


O Batista gostava muito
De fazer grandes caminhadas
Um dia vindo da cidade
Era alta madrugada
Chegando na Volta Grande
Deu de cara com uma pintada


Quando ele avistou a onça
Com a boca arreganhada
Há poucos metros à sua frente
Pronta prá dar a esticada
Gritou alto: Estou frito!
Chegou a hora marcada


Como andava desarmado
Clamou ao Bom Jesus Da Lapa
E pensou bem rapidinho
O jeito é sair no tapa
Se eu correr ela me pega
Nem meu espírito escapa


A onça avançou nele
E ele o corpo “negou”
Na direção que ela foi
Uma grande árvore encontrou
O choque foi tão grande
Que o ipê derrubou


E logo deu meia volta
E outra vez tentou
Pulou em cima do Batista
Ele com ela abraçou
Ora em cima, ora embaixo
E muito tempo lutou


A onça já bem cansada
Um pouco se relaxou
Batista deu-lhe uma porrada
Ela desmaiada ficou
E para ganhar mais tempo
Outra porrada aplicou


Entrou no mato e tirou
Uns cipós de caroá
Amarrou-a bem amarrada
Não podia vacilar
Jogou a “bicha” nas costas
Que chegou a envergar


Chegando no Mato Grosso
Esperou o sol nascer
Sentado em cima da onça
Que nem podia mexer
Não demorou muito tempo
Veio muita gente prá ver


Fizeram uma grande jaula
Para a onça acomodar
E gente de todo lado
Vinha a gatona olhar
E teve até um esperto
Que quis ingresso cobrar


Tiraram fotografias
Da linda onça pintada
Pois muitos queriam ter
Uma lembrança guardada
Até hoje na minha sala
Tenho uma ampliada


Ficou ali alguns dias
Para todo mundo olhar
Mas veio um cara de fora
Querendo a onça comprar
Ela foi parar num circo
Mas recusou-se a trabalhar


Essas e outras proezas
O Batista viu passar
Foram tantas que a memória
As vezes me quer falhar
De muitas ainda me lembro
E a vocês vou contar
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.