1 de fevereiro de 2011

Sebastião Laranjeiras é usada como rota clandestina de carvoeiros


Nosso município virou notícia em vários meios de comunicação de toda a Bahia, onde, caminhoneiros utilizam suas estradas de terra, especialmente a que liga Sebastião Laranjeiras à Pindaí para burlar a fiscalização e o IBAMA.
Em geral, a carga transportada pela rota clandestina não possui nota fiscal nem o Documento de Origem Florestal (DOF). As carretas chegam a transportar até 350 m³ de carvão, cerca de três vezes o volume permitido para esse tipo de veículo. O cálculo é baseado em flagrantes anteriores, segundo o fiscal de rota Ednaldo Cordeiro Sampaio. “Geralmente, esse é o peso que eles costumam utilizar para compensar prejuízos”.
O Documento de Origem Florestal (DOF), emitido eletronicamente pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) desde 2006, é gratuito, porém o responsável pelo produto tem de apresentar, obrigatoriamente, a documentação de origem do carvão, sob pena de multa de R$ 500 por metro cúbico do produto. Tomando como exemplo uma carga de 60 m³ que segue pelo desvio clandestino, o Estado deixa de arrecadar R$ 30 mil.
O uso da rota clandestina foi denunciado pela ambientalista Lia Borges. “Os condutores de carvão estão burlando a fiscalização nos postos, onde se aplicam também normas legais de condução desse tipo de carga, e infringindo a Lei de Crimes Ambientais, número 9.605 de 1998. Nossa região, por exemplo, já sofreu uma devastação enorme com a destruição de árvores nativas por conta da febre da produção de carvão, utilizado para sustentação das siderúrgicas instaladas principalmente em Minas Gerais”, comentou Lia Borges.
Segundo o Ibama, com base em amostragem, calcula-se uma média de 12 mil fornos e carvoarias em funcionamento entre o oeste e o sudoeste do Estado. Somente nos últimos três anos, a Bahia respondeu pela produção de 200 mil metros cúbicos de carvão, o equivalente a 30 mil hectares de vegetação. Pelo menos 80% desse total estiveram concentrados nos municípios de Riacho de Santana, Carinhanha, Urandi e Cândido Sales.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.