10 de maio de 2010

Entrevista do mês (Abril / 2010)



O dia 1° de maio é feriado no Brasil e em muitos outros países onde se “comemora” o dia do trabalho, mas a origem desta data remonta do ano de 1886 na cidade de Chicago nos Estados Unidos onde milhares de trabalhadores reivindicaram melhores condições de trabalho, entre elas a redução na jornada de trabalho e depois de conflitos com a polícia houve a morte de alguns dos trabalhadores e em 20 de junho se instituiu a data a ser lembrada todos os anos. No Brasil, é oficial desde 1925 e esta data foi escolhida pelo então presidente Getulio Vargas para o lançamento do salário mínimo em 1940 e em 1941 se criou a justiça do trabalho.
Para lembrar essa data e aproveitando que a Previdência Social está cadastrando os trabalhadores rurais para ter um melhor controle e facilitar a aposentadoria desta classe, procuramos o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sebastião Laranjeiras, na pessoa do seu presidente, o Sr. ANTONIO BRITO para obtermos melhores informações sobre o cadastro.

FOLHA SEBASTIANENSE: Qual o objetivo do Cadastro do Trabalhador rural na Previdência Social?
ANTONIO BRITO: A previdência está cadastrando para facilitar a concessão de aposentadorias e também os outros seguros do INSS como o Salário maternidade, auxilio doença e outros, quando “puxar” no sistema, o trabalhador sendo cadastrado será logo atendido. Caso não haver registro, o mesmo deverá providenciar o mesmo.

FS: Quem deve se cadastrar?
AB: Todos os trabalhadores rurais devem procurar o Sindicato para efetuar o cadastro.

FS: Qual a idade mínima para cadastrar?
AB: 16 anos.

FS: Quais os documentos necessários para a efetivação do cadastro?
AB: Os documentos pessoais como a Identidade e o CPF além do documento de propriedade do terreno. Se não for proprietário de terras, um contrato de comodato.

FS: Pessoas de outros estados podem fazer o cadastro aqui na Bahia?
AB: Não. Todos os trabalhadores devem fazer seu cadastro no estado onde mora.

FS: É preciso pagar para fazer o cadastro?
AB: Não, o cadastro é gratuito.

FS: É necessário ser filiado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sebastião Laranjeiras?
AB: Sim. Caso o trabalhador não for filiado, na mesma hora é providenciada a filiação e há o pagamento da mensalidade de R$ 5,00.

FS: Quando vai começar o cadastro?
AB: Estamos aguardando a autorização da Previdência Social para isso, mas já está tudo preparado.

Para melhores informações, procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sebastião Laranjeiras que é situado na Rua Joaquim Palestina, 160 – Bairro Santo Antônio – Sebastião Laranjeiras – BA
Telefone: (77) 3668-2004.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Bete disse...

Bom p incentivar os trabalhadores rurais. E parabéns p todos os trabalhadores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.