7 de fevereiro de 2010

Opinião


Irresponsabilidade e o não cumprimento de leis causam acidentes
Até quando o «jeitinho brasileiro» predominará? 

Pelas leis de trânsito, todo brasileiro sabe que só se pode conduzir um veículo, seja moto ou carro, pessoa habilitada, que tenha passado por testes e provas estando assim, apto e responsável pelos seus atos. Porém, assim como ocorre em muitos municípios do nosso Brasil varonil, aqui também não é diferente. Muitos menores de 18 anos e pessoas ainda não habilitadas dirigem com freqüência sem conhecer um mínimo de regras de transito e sendo um agente em potencial causador de um acidente. 

Obviamente que acidentes acontecem e somente a prudência e a obediência às regras são práticas capazes de evitarem ou os tornarem menos graves. Para legislar o trânsito há leis que são de âmbito nacional, conhecido como CTB ou Código de Transito Brasileiro, pelo numero da lei é a 9.503/97. Há outras leis, como a mais recente que causou muita polêmica no seu lançamento, a lei seca que proíbe, inclusive, a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos próximos de rodovias federais. 
Em nosso município ainda não há auto escolas, mas o conhecimento da lei a maioria tem, é necessário que nos policiemos mais e evitemos transgredir tais leis. O uso do capacete é obrigatório para motociclistas em qualquer situação, o uso do cinto de segurança é obrigatório a todos os ocupante de um veículo em qualquer situação, mesmos os do banco de trás, não se pode confiar a direção de um veículo, seja moto ou carro a alguém sem habilitação e só se consegue a habilitação sendo maior de idade.
Só conseguiremos mudar nosso município, conseqüentemente nosso estado e nosso país, obedecendo as regras e exigindo o cumprimento delas e isso se começa com pequenos gestos, como os citados acima.

Da redação da Folha Sebastianense
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.