25 de agosto de 2010

Conheça Sebastião Laranjeiras: Povoado de Piranhas

Segundo as pessoas mais antigas dessa comunidade, o nome Piranhas se deve porque na região havia uma lagoa com muitas piranhas, hoje essa lagoa já secou e só enche com as chuvas. O Povoado teve inicio lá pelos anos 1912  onde moravam quatro famílias: João de Novato, João Carlos Leão, Veríssimo e Manezinho. Quando iam viajar para Mamonas, reuniam e iam todos juntos, não vendiam alimentos, era feito trocas uns com os outros. O Transporte era o cavalo e o carro de boi. A igreja que lá tinha foi derrubada por uma enchente e na época só estudava quem tinha condições de pagar professor particular. As doenças eram tratadas com remédios caseiros, simpatias e benzedeiras.
Atualmente moram cerca de 40 famílias onde dispõem de um posto de saúde com medicamentos e atendimento médico aos sábados, além de agentes de saúde comunitários, escola municipal de ensino fundamental, um telefone público para uso da comunidade e ainda não tem calçamento, quadras poliesportiva e internet. A distância para a sede é de aproximadamente 35 quilômetros.

Povoado de Piranhas

Povoado de Piranhas

Igreja Evangélica sendo construída no Povoado de Piranhas

Povoado de Piranhas


Escola Municipal Manoel da Nóbrega no Povoado de Piranhas


Capela que foi construída depois que a Igreja Católica foi derrubada na chuva

Igreja Católica construída e usada atualmente no Povoado de Piranhas

Povoado de Piranhas


Local onde se localizava a lagoa que tinha muitas piranhas, atualmente só enche na época da chuva.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.