13 de junho de 2010

Vamos plantar uma árvore? em Fazenda Jatobá e Curral Velho

Aroeira plantada em Jatobá


No dia 03 de maio de 2010 estivemos em Jatobá, uma localidade distante aproximados 25 km do centro de Sebastião Laranjeiras.
Lá plantamos uma árvore que está em extinção, a aroeira (Myracroduon urundeuva), cuja madeira é muito resistente e utilizada principalmente para utilização de postes de energia e madeiramento de residências. 
Contamos com o apoio dos moradores locais: João Candido Filho, Justino Silva de Aguiar, Alex da Silva, Roberto Candido da Silva e Aparecida Cândida da Silva ao qual somos gratos pela receptividade e que cuidarão da pequena aroeira que a comunidade ganhou.
Pau Brasil plantado no Curral Velho

No dia 04 de maio de 2010, estivemos no Curral Velho onde plantamos a árvore que almejávamos desde o inicio do Projeto “Vamos plantar uma árvore?” que é o nosso Pau Brasil (Caesalpinia echinata Lam.), a planta que deu origem ao nome do nosso país e que é o símbolo da nossa pátria e está em extinção. Como aprendemos na escola, na aula de história, o Pau Brasil foi muito explorado tanto devido sua madeira ser de boa qualidade e também para tingir tecidos, devido sua coloração avermelhada. Foi tão explorada que atualmente poucas pessoas conhecem um verdadeiro Pau Brasil, sendo que antigamente era muito abundante.
No Curral Velho contamos com a ajuda do presidente da Associação, o Ucha, ao qual agradecemos.
Agradecemos às pessoas das comunidades visitadas que cuidarão das plantas e assim também colaboram com a preservação da natureza e não podemos deixar de agradecer imensamente ao Danilo do Sitio Moreira que cedeu essas mudas e colaborará conosco para a continuidade do Projeto “Vamos plantar uma árvore?” da Folha Sebastianense.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.