5 de abril de 2013

Homenagem especial do Jubileu Sebastianense: Gildete Alcântara Rocha


D. Gildete Alcântara Rocha (20/07/1923 – 22/04/2008)

Se você tivesse que compor o hino de um novo município, o que você faria? Já pensou se tivesse esse desafio? Dona Gildete Alcântara Rocha teve.
Procuramos uma de suas filhas, Gildete Alcântara Rocha Filha, conhecida como Gildetinha e também professora que nos contou um pouco sobre sua mãe.

Gildetinha, filha da Dona Gildete
Folha Sebastianense: Como nasceu o amor de sua mãe por Sebastião Laranjeiras?
Gildetinha: Primeiro, ela veio de Salvador com 16 anos para Palmas de Monte Alto, a convite do então chefe político Dr. Valdemar Moura e algum tempo depois, Sebastião Rocha (Tião Rocha) pediu uma professora formada para esta região e o Dr. Waldemar a mandou para Sebastião Laranjeiras.

Dona Gildete ao lado do Sr. Tião Rocha
Folha Sebastianense: Como ela compôs o hino, o que ela contava sobre esse feito?
Gildetinha: Ela contava que na época da emancipação, precisava de um hino. Aí ela saiu buscando algo para se basear, ela só via ruas de areia, casas de sapê, mulheres pegando água no rio que hoje nem existe mais, só quando chove. E havia muitos canaviais, por isso aquela estrofe: “Ornadas pelas lavouras, Dos grandes canaviais, De campinas verdejantes, No Brasil não tem iguais. Ela era maravilhada com a paisagem daqui e a última estrofe seu desejo que era ver aqui crescer pois na época era muito pequeno mesmo.

Dona Gildete nasceu dia 20/07/1923 e faleceu dia 22/04/2008, foi professora e lecionava no Prédio Velho e hoje em Sebastião Laranjeiras tem uma escola municipal com seu nome. Em Palmas de Monte Alto também.
Prédio Velho

Ela tem da Câmara de Vereadores de Palmas de Monte Alto o título de cidadã Montealtense, homenagem concedida no sesquicentenário (150 anos) daquele município.
Cidadã Montealtense
Gildetinha contou também que ela tem um título de cidadã sebastianense concedido pela Câmara municipal de Sebastião laranjeiras, no mandato do prefeito Luís Rodrigues Monção e o presidente da câmara de vereadores era Geraldo Camargo Magalhães.


Ouça o hino de Sebastião Laranjeiras!

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Gildazio Vieira disse...

D Gildete foi e continuará sendo(porque não ?) um marco na Educação de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.
Mulher de cultura e inteligencia invejáveis, espero que a história desses dois municipíos não a esqueça, deverá sempre ser lembrada com muito merecimento.
Parabéns a Folha Sebastianense por essa reportagem.
Gildazio Vieira
Genebra-Suiça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.