11 de outubro de 2009

A Água está quase acabando

Situação alarmante compromete a distribuição de água no Povoado de Mato Grosso e Região

A água é um bem essencial para todos nós, disso já sabemos. Sempre que vemos o noticiário, volta e meia se fala sobre a falta d'água e sobre o “apocalipse” que seria o fim da água. E no nosso dia-a-dia isso se aplica tão bem, a água está cada vez mais escassa e sempre ouvimos dizer que antes a água era abundante, então, resolvemos procurar informações sobre o que pode estar acontecendo e as notícias não são nada boas. Fomos à serra, até a cachoeira pequena, é alarmante e desesperador ver apenas um rego de água para abastecer dois povoados. A foto relata bem o que procuramos dizer, mas, precisávamos de uma opinião de quem trabalha diretamente nisso e procuramos então o senhor Gesolindo da Silva Matos, 67 anos que é funcionário público há treze anos, responsável pela distribuição de água no povoado de Mato grosso e Fazenda Campos.


Nós lhe perguntamos o quanto o volume de água da serra responsável pelo nosso abastecimento era maior na época que ele começou a trabalhar comparado aos dias de hoje. Ele respondeu que não corresponde nem a um terço do que era naquela época e que era muito abundante em toda região.

Também o perguntamos qual seria o motivo dessa grande diminuição no nível de água corrente na nossa serra, ele disse que teria sido uma grande queimada acompanhada com o desmatamento que houve a mais ou menos 18 anos, que fizeram isso para fazer pasto e carvão e com isto acabou com grande parte da mata ciliar que é a que protege o leito do rio. Isso teria sido o grande motivo dessa escassez de água na serra. E que também alegam que há uma barragem na serra de Candiba que está bloqueando o percurso da água até a nossa serra, e essa barragem teria sido feita para plantio.


E qual seria o papel das autoridades na sua opinião? E ele responde que a vinda de uma nova bomba d'água ajudaria no poço da serra que vem auxiliando no abastecimento. A antiga bomba que estava instalada no local teria sido furtada em 2004 e até então a água é impulsionada no cano pela própria pressão do poço e também responsáveis para vigiá-la no caso de novo furto.

E para fechar, perguntamos a ele como ele vê o volume da água daqui a 10 anos. Ele diz não saber e que já acha um milagre mesmo que a tão pouca água correr nos canos da serra.


Muitas pessoas o julgam enganosamente por privilegiar algumas residências liberando mais água para uns em detrimento de outros, sem saber que na verdade a causa real é a escassez. Essa água que em uma época já chegou a abastecer a vargem da porteira até o ano 2000. A situação já está em calamidade pública e se não fizermos nada, em pouco tempo (menos de cinco anos) perderemos mais um rio como já aconteceu com o Cajueiro e o São Domingos. É necessária a atitude da população no reflorestamento da serra e a interrupção das queimadas. Se não fizermos algo urgente, o amanhã pode ser tarde e triste demais.

Veja as fotos abaixo, clique para ampliar:



 Foto retrata ponto onde é recolhida a água na serra.


 
Este é o filtro que fica no início do cano que colhe a água para a distribuição. É visível que a água nao cobre o mesmo onde se evidencia a carencia da água.


 
 Esta é a água antes de chegar àquele cano. A largura nao passa de 20 cm.




Aqui era instalada uma bomba com motor que puxava água de um poço artesiano que auxilia o abastecimento, porém, essa bomba com motor foi furtada e o local se encontra abandonado e o poço funcionando pela força natural de impulsão da água.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Anônimo disse...

Eu que sou novo ainda me lembro de quando o rio cajueiro era perene....

em.. 10 anos consegui-se acabar com essa riqueza cristalina...

Ainda tem jeito....vamos reflorestar...vamos agir.
M.B

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.